Empresária Aventureira diz:
Ilmo. Sr. Oráculo,
Conto com a idade de 33 anos, sou proprietária de dois filhos (um de 11 e outro de 8 anos) e sou uma bem-sucedida empresária do ramo de design e impressão de calendários de mesa para escritórios de contabilidade (tenho certeza que você já sabe a que empresa estou me referindo). Cheguei a um ponto da minha carreira em que sou respeitada e até mesmo admirada (talvez idolatrada) pelos meus colegas, e recebo um salário bastante generoso, com que posso até mesmo me proporcionar alguns luxos ocasionalmente.
No entanto, não me sinto realizada. Desde criança, sonho em ser uma pintora. Gosto muito de poesia também e já escrevi poemas muito bons. Cada vez mais sinto crescer em mim a vontade de abandonar o mundo empresarial e me dedicar exclusivamente à arte, de corpo e alma. Meus amigos dizem para eu deixar “esses sonhos de adolescente” para trás, agir de acordo com a minha idade e me concentrar no meu trabalho. Mas o problema é que estou achando cada vez mais difícil fazer isso.
Realmente não sei o que fazer. Gostaria muito do seu conselho.
Agradeço antecipadamente a sua atenção,
Empresária Aventureira
O Oráculo responde:
Querida Empresária Aventureira, nada no universo é mais belo e puro do que os nossos “sonhos de adolescente”. Sonhar com um futuro melhor ou com uma vida mais interessante é certamente algo que nos diferencia de muitos animais e, certamente, de todos os vegetais e minerais. Os nossos “sonhos de adolescente” são uma das coisas que nos impulsiona para uma realidade melhor e pode muito bem servir como um poderoso motivador para qualquer um de nós.
E se você busca uma mudança de carreira, boas notícias: você está no lugar certo! Felizmente moramos em um país que proporciona múltiplas (talvez infinitas) oportunidades a qualquer um que tenha um pouco de empenho. Vivemos em um país em que qualquer prostituta pode ser uma escritora de best-sellers e qualquer Tiririca pode ser um deputado federal mais votado. Somos parte de um país que é exemplo de democracia, em que as oportunidades são apresentadas igualmente a todos os cidadãos, independentemente de mérito ou competência. Portanto, se você quiser partir para uma carreira diferente, tendo ou não talento e competência para isso, você está no local perfeito! Um ótimo exemplo disso pode ser encontrado dentro da própria equipe do Oráculo. Um dos nossos membros era, assim como você, um importante e respeitado empresário que resolveu jogar tudo para o alto para perseguir seus “sonhos de adolescente”. Após vários fracassos, inúmeras rejeições e algumas mutilações, ele conseguiu se tornar uma parte essencial da redação de uma coluna de conselhos. Então, lembre-se, Empresária Aventureira, o segredo é não desistir nunca!
Você diz também que tem dois filhos. O fato de você não mencionar um marido nos faz crer que você é mãe solteira (embora isso não seja realmente relevante). A questão que estamos querendo introduzir aqui é: quem cuidará dos seus filhos enquanto você estiver viajando egocentricamente pelas estradas idílicas dos seus devaneios narcisistas? Um marido que ficasse em casa com as crianças certamente tornaria isso tudo mais fácil. Porém, se na sua vida não existir um homem (ou uma mulher, já que não estamos aqui para julgar ninguém), não se preocupe. Hoje em dia, criar e educar uma criança é fácil do que fazer pipoca de microondas. Na verdade, na maioria das vezes, você pode até pegar uma carona nas asas do capitalismo moderno e terceirizar o seu papel de mãe amorosa! Você, minha querida, sendo uma empresária, deve entender o que estamos dizendo: Pague alguém para amar os seus filhos durante a sua ausência. Contratando uma pessoa especializada para isso, você saberá que não está deixando o trabalho nas mãos de amadores incompetentes e despreparados, e, assim, pode também exigir qualidade profissional no serviço (em todo caso, lembre-se que o Procon está aí para garantir os nossos direitos de consumidor). Além disso, com a tecnologia atual, as crianças praticamente se educam sozinhas. É só você ligar a televisão e instalar uma boa conexão de internet que elas nem mesmo vão lembrar que você existe e, conseqüentemente, nem mesmo sentirão a sua falta (lembre-se de desbloquear completamente todos os sites da internet, para que os seus filhos possam usufruir de todo o seu potencial educacional). Isso é, na verdade, até mesmo um favor que você pode fazer para eles. Um recente estudo mostra que 98% das crianças abaixo dos 13 anos que são abandonadas pelos pais se tornam adultos mais independentes ou morrem. Então, se você quer preparar seus filhos para uma vida adulta independente, deixe-os desenvolver a sua individualidade, individualmente.
Já em relação às opiniões dos seus amigos, só existe uma linha de raciocínio (bastante óbvia, aliás) a ser seguida. Pense bem, Empresária Aventureira: que tipo de amigos são esses que não apóiam os seus sonhos loucos e não a incentivam a tomar atitudes que eles consideram absurdas e irracionais? Um amigo de verdade é aquele que nos apóia a todo e qualquer momento, mesmo que tenha certeza absoluta que estamos prestes a fazer algo que destrua a nossa família e a nós mesmos. Amizade é encorajamento incondicional e irracional, e não reflexões profundas e atitudes críticas bem pensadas. É muito comum ouvirmos que um amigo de verdade é aquele que nos ajuda nos momentos mais difíceis. Isso é um enorme e freqüente engano! Afinal, por essa lógica, isso significa que esses mesmos amigos deveriam atrapalhá-la nos momentos mais fáceis. O que estamos querendo dizer, querida Empresária Aventureira, é: se os seus amigos não concordam com as suas atitudes auto-destrutivas e visivelmente estúpidas, então, minha querida, eles não são realmente seus amigos!
Portanto, o Oráculo aconselha: faça o que você desejar, cara Empresária Aventureira, sem pensar nas conseqüências (se é que elas existem) e não dê ouvidos aos comentários desanimadores e críticas racionais das pessoas que a conhecem intimamente e que lhe querem bem! Se algumas pessoas (como os seus filhos, por exemplo) forem afetadas negativamente pelas suas decisões pessoais, isso significa apenas que elas são exageradamente dependentes de você (talvez até mesmo estejam sugando o seu sangue!). E, para o Oráculo, nada é mais importante do que a independência!
O Oráculo falou.